Imóveis na planta

Saiba de uma vez por todas como financiar imóvel na planta

janeiro 16, 2019
Tempo de leitura 4 min

Se você está pensando em comprar uma casa ou apartamento, já deve ter pensado na possibilidade de financiar imóvel na planta, certo? Nesses casos, a aquisição é feita antes ou durante a construção, com base no projeto apresentado pela construtora.

Realmente, essa modalidade de compra traz algumas vantagens, mas é fundamental entender como ela funciona para não cometer erros e garantir um bom negócio. Então, ficou interessado? Continue a leitura e esclareça tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Como funciona o financiamento de imóveis na planta?

O processo é mesmo um pouco diferente quando comparado aos financiamentos comuns. Essa compra passa por duas etapas: uma antes da entrega das chaves, e outra depois dela.

  1. após a escolha do imóvel, o comprador arca com o valor da entrada e as parcelas iniciais, conforme negociado com a construtora. Geralmente, é possível negociar um parcelamento para facilitar esse pagamento;
  2. depois da entrega das chaves, é feito o financiamento bancário. Aqui, o comprador pode usufruir de diversas modalidades de financiamento, como o Minha Casa Minha Vida, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

Quanto a isso, para encontrar a melhor solução é importante avaliar o perfil do imóvel escolhido e consultar a instituição financeira, para fazer as simulações. As taxas de juros e o valor da parcela variam conforme a modalidade escolhida.

Cuidados ao financiar imóvel na planta

O primeiro passo para garantir um bom negócio é pesquisar a construtora e ter certeza de que ela é de confiança. Pergunte a conhecidos que já fizeram negócios com ela e faça consultas na internet sobre outros empreendimentos e a experiência de antigos compradores. Também é importante visitar esses empreendimentos realizados pela empresa, para verificar a qualidade da construção e dos acabamentos.

Além disso, analise atentamente toda a documentação do imóvel para ter certeza da regularidade do negócio. Leia atentamente o memorial descritivo da obra e o seu contrato, pois eles trazem as obrigações das partes e os detalhes sobre o imóvel — ou seja, servem como prova do que foi negociado e prometido pela construtora no momento da venda.

Documentos necessários para o financiamento

Para que seja aprovado o financiamento do imóvel na planta, é preciso apresentar alguns documentos. São eles:

  • RG e CPF;
  • comprovante de estado civil;
  • comprovante de renda;
  • última declaração do Imposto de Renda.

Se a compra for conjunta, o outro comprador deverá apresentar os mesmos documentos. Caso seja necessário complementar a documentação, a própria instituição responsável pelo financiamento fará a solicitação, indicando todos os itens que você precisa providenciar.

Quais são as vantagens de financiar imóvel na planta?

Como dissemos, esse tipo de aquisição de imóveis traz algumas vantagens, o que a torna uma ótima alternativa para quem quer um imóvel próprio ou pensa em investir. Vejamos, a seguir, as principais delas!

Facilidade no pagamento da entrada

O financiamento de imóveis exige o pagamento de uma entrada, o que pode dificultar a aquisição. Mas, aqui, essa entrada pode ser paga em parcelas até a entrega das chaves. Além de facilitar a compra, isso permite o pagamento de uma entrada maior, reduzindo o total financiado, as taxas de juros e o valor pago nas parcelas.

Valorização do imóvel

Como esse tipo de aquisição exige que o comprador espere um tempo para receber as chaves e se mudar, o preço costuma ser mais baixo. Como resultado, a valorização após a conclusão da obra pode chegar a 30%! É justamente por isso que comprar um imóvel na planta é uma ótima opção de investimento.

Enfim, podemos ver que financiar imóvel na planta não é uma tarefa complicada, e traz diversas vantagens aos compradores. O importante é analisar todos os detalhes da compra e contar com uma construtora de confiança, para ter tranquilidade e segurança ao fechar o negócio.

Então, gostou do conteúdo de hoje? Se você está em busca de um imóvel para comprar, entre em contato com a gente e confira os nossos empreendimentos!

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up