Sem categoria

Imóveis à venda: que pontos analisar antes de efetuar a compra?

novembro 26, 2018
Tempo de leitura 4 min

procura por imóveis à venda é sempre um momento muito importante e que também pode trazer algumas inseguranças: será que o imóvel vale mesmo o valor que estão cobrando, ele vai satisfazer todas as exigências?

É importante saber procurar a propriedade ideal, observando alguns pontos para que não haja custos adicionais, desvalorização e também arrependimentos após a compra.

Pensando nisso, separamos alguns pontos que você deve observar no momento de procurar um imóvel para comprar. Acompanhe!

Estrutura elétrica e hidráulica

Um ponto muito importante para se analisar antes de adquirir um imóvel pronto é a qualidade e a conservação da estrutura elétrica e hidráulica. Normalmente é necessário pedir uma ajuda profissional para fazer essa vistoria, pois os defeitos não são facilmente detectáveis.

Essas avaliações são fundamentais para a segurança e também à manutenção, tendo em vista que vazamentos ou problemas na fiação podem trazer graves perigos e danificar o acabamento e a estrutura.

Portanto não deixe de analisar esses pontos antes de comprar o imóvel. Evitar surpresas desagradáveis como infiltrações e curtos-circuitos é fundamental para a sua segurança e também para o seu investimento.

Acabamento dos cômodos

Não deixe de verificar também o acabamento dos cômodos: piso, reboco, pedras, rodapés, vistas etc. Esses itens são importantes para o imóvel e também podem custar bastante dinheiro se for necessário trocá-los.

Por isso, inclua no seu orçamento o valor de reparo desses itens, pois eles podem fazer você desistir de comprar o imóvel ou torná-lo uma opção pior do que outras que você já visitou, mesmo que à primeira vista valha a pena.

Para isso verifique se o acabamento está em boas condições, se não há infestação de cupins, áreas mofadas ou madeiras podres, peças de metal enferrujado, tinta descascando etc. É importante ter muita atenção nessa hora para não frustrar as negociações.

Localização e segurança do bairro

Outro ponto muito importante para se analisar ao comprar um imóvel é a localização. Primeiro verifique se ele fica próximo dos locais que você mais frequenta em sua rotina, como trabalho, academia, escola dos filhos, supermercados, padarias etc.

Isso é importante para facilitar o dia a dia, reduzir seus custos com transporte e diminuir o estresse causado pelas longas horas presas ao trânsito. Um imóvel bem situado melhora sua qualidade de vida e traz menos problemas para a rotina.

Também é fundamental dar uma pesquisada na segurança do bairro: veja a incidência de assaltos e invasão de residências, além de consultar se há sistemas de monitoramento, os grupos de vizinhos para vigilância etc.

Iluminação do imóvel

Um aspecto que muitos deixam de observar nos imóveis à venda é a iluminação, tanto das áreas externas como do interior da residência. Na parte de dentro verifique se todos os cômodos são bem iluminados e se há saídas de luz suficientes para que possa arrumar essas áreas.

Já na parte externa veja se a iluminação ajuda na segurança, não deixando nenhum ponto muito escuro e que facilite a entrada de pessoas estranhas que podem querer aproveitar essa situação.

A iluminação é muito importante e consegue valorizar o imóvel, mas também trará alguns custos se não estiver bem feita, podendo gerar a necessidade de mudar a estrutura elétrica e também os pontos de luz de cada cômodo.

Regras do condomínio

Quando a casa ou apartamento à venda estão localizados em condomínios, é fundamental verificar todas as regras. Elas geram direitos e obrigações para todos os moradores e devem ser respeitadas para que não haja sanções, como multas.

As obrigações do condomínio e os serviços comuns também são importantes, eles estarão incluídos nas taxas pagas e por isso devem ser feitos de forma que agrade a todos os moradores e de acordo com as normas.

Conhecendo esses pontos sobre os imóveis à venda você poderá filtrar as opções de compra e adquirir uma residência de acordo com as suas necessidades, tendo a certeza de fazer uma boa escolha e não comprando por impulso.

Esse texto ajudou você a decidir com mais segurança o seu novo imóvel? Se você ainda ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui no post para podermos ajudá-lo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up