Sem categoria

Compra de imóveis: onde começar a procurar?

outubro 8, 2018
Tempo de leitura 4 min

Precisa de um imóvel novo? A procura por um novo lar não é uma tarefa fácil nem rápida. Além dos aspectos burocráticos e financeiros, você também deve levar em consideração as necessidades da família e a satisfação pessoal. Além do mais, a compra de imóveis é um investimento de longo prazo que exige alguns cuidados e requer um planejamento antecipado.

Nesse sentido, a seguir, confira algumas dicas que devem ser levadas em consideração na hora de comprar um imóvel e entenda como começar a sua procura!

Acompanhe o mercado imobiliário

Para aproveitar as oportunidades de compra, tais como imóveis com preços mais acessíveis, melhores taxas de financiamento, queda da inflação e mais liberdade aos bancos para a indexação de contratos, torna-se bastante relevante acompanhar o mercado imobiliário.

Organize as finanças pessoais

Liste seus gastos, separe-os por prioridades e analise quais são suas garantias de renda. Então, veja qual é a sua disponibilidade financeira para aquisição de um imóvel novo. Se possível, elimine gastos desnecessários para aumentar o valor disponível para a compra e diminuir o prazo de pagamento.

É importante não comprometer todo o seu orçamento com dívida, haja vista que a compra de um imóvel é um compromisso de longo prazo e o mercado é incerto, o que pode impactar na sua renda futuramente. Por isso, seja prudente e sempre tenha uma reserva para eventuais instabilidades financeiras.

Defina o tipo de imóvel ideal

Você deve definir o tipo de imóvel ideal para si e sua família. Entre os aspectos a serem considerados, podemos destacar o tamanho do apartamento (levando em consideração a quantidade de cômodos e suas finalidades), a disponibilidade de garagem, a localização do imóvel e a segurança do local.

Também analise quais são as necessidades de acordo com o estilo de vida. Por exemplo, a proximidade com pontos relevantes como farmácias, supermercados, hospitais, escolas, áreas de lazer, local de trabalho e familiares. Além disso, questões como privacidade, tranquilidade, comodidade e conforto são relevantes.

Comece a pesquisar imóveis

Sua pesquisa pode começar na internet. Visite os sites de imobiliárias ou construtoras e marque uma visita com elas. Caso decida adquirir um imóvel pronto, faça uma avaliação minuciosa dele!

Visite as opções que se encaixam no perfil da sua família, tire fotos para se lembrar de cada uma delas e analise os pontos fortes e fracos da construção e dos arredores para fazer uma comparação antes de finalizar uma compra.

Se optar por adquirir um imóvel usado, confira a procedência da documentação. Já se for um apartamento na planta, busque por empresas idôneas no mercado e invista em projetos com grande potencial de expansão e urbanização que venham a valorizar o imóvel.

Estude as condições de compra

Entenda as alternativas de pagamento para a compra do imóvel, como a necessidade de dar uma entrada, as quantidades de parcelas e seus valores, as formas de pagamento (dinheiro, cartão, cheque), as formas de financiamento e a possibilidade de trocar com a imobiliária.

Caso você esteja insatisfeito com o imóvel onde mora, pode oferecê-lo como parte do pagamento. Para valorizar o seu bem e aumentar seu valor de venda, renove a decoração, faça uma pintura nova e conserte os pequenos defeitos.

Busque por financiamentos

Além dos custos diretos com a aquisição do imóvel, existem as despesas adicionais — como os juros, no caso de financiamentos. Em vista disso, compreenda as modalidades de financiamentos mais utilizadas: Sistema Price, SAC e SACRE.

Elas possuem taxas e valores diferente, por isso exigem muito cuidado na hora de escolher. Também esteja atento aos requisitos necessários para a aprovação do crédito e à documentação.

Caso tenha dúvidas ou dificuldades durante a compra de imóveis, considere contar com a ajuda de um corretor. Uma empresa especializada poderá auxiliar você a encontrar um imóvel conforme suas necessidades e condições financeiras.

E aí, gostou das nossas dicas? Então, siga a gente no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro de mais novidades!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up