Família

Área de lazer completa: quais itens não podem faltar no condomínio?

novembro 23, 2018
Tempo de leitura 18 min

Quem está em busca de um novo condomínio para morar, já deve ter notado que essa não é uma tarefa fácil. Ao longo da procura, é preciso analisar uma série de detalhes importantíssimos, como a estrutura do apartamento, as questões de segurança e, inclusive, se o espaço conta com uma área de lazer completa.

Poucos se dão conta, mas ter um espaço reservado especialmente para o descanso e diversão é capaz de agregar muito mais qualidade de vida para toda a família. No entanto, antes de fechar negócio, vale a pena analisar bem o espaço para garantir que tenha tudo do bom e do melhor: piscina, sauna, salão de festas, churrasqueira e muitos outros.

Ficou interessado e quer saber mais? Neste material, selecionamos o que é mais interessante e valoriza esses locais para que você observe a área de lazer do condomínio e feche o melhor negócio. Confira!

Salão de festas

Podemos dizer que o salão de festas é um dos ambientes mais tradicionais em um condomínio — e, claro, não pode ficar de fora de uma área de lazer completa. Afinal, quem não gosta de reunir os amigos, com praticidade e conforto, para uma comemoração especial?

Nos empreendimentos mais capacitados, esse local é mobiliado com móveis de qualidade, eletrodomésticos e alguns eletrônicos, como televisão, aparelho de som e DVD. Tudo isso, para que a reunião com os seus amigos e familiares seja sempre um sucesso.

A vantagem de contar com esse tipo de ambiente está na praticidade e economia. Você não precisará se preocupar com o aluguel, como normalmente é cobrado em locais externos, e, tampouco, com a decoração. Todos os elementos necessários estarão bem ali, perto de você.

Mobiliário

Como citamos acima, nos condomínios mais modernos e de alto padrão, o salão de festas já tem que estar mobiliado. Ou seja, deve oferecer aos moradores toda a estrutura necessária para receber os convidados com conforto e sem dor de cabeça.

Dentre as peças que não podem faltar, estão: mesas e cadeiras, sofás, poltronas, estantes e, se possível, prateleiras, onde serão colocados os itens e alimentos da festa.

Freezer

Festa infantil, de aniversário, chá de bebê ou noivados — independentemente do tipo de reunião planejada, é importante que o salão de festas tenha um bom freezer disponível.

Atualmente, existem dois modelos de freezer: os verticais e os horizontais. Ambos funcionam da mesma forma e o ideal é observar se existe bastante espaço interno para que as bebidas, carnes e outros congelados sejam resfriados adequadamente.

Iluminação

Outro fator extremamente necessário em um salão de festas, é uma boa iluminação. Já imaginou como pode ser desagradável receber os seus convidados, ou planejar uma festa para os seus filhos, em uma área um tanto escura?

Além de atrapalhar as atividades durante a recepção, um ambiente mal iluminado fará com as suas fotografias e demais registros fiquem com a qualidade prejudicada. Analise se o espaço conta com boas luminárias, centrais e laterais, além de arandelas e pendentes. Verifique ainda, se as outras áreas, como a cozinha e os banheiros, estão bem iluminados.

Área da piscina

Quem não gosta de aproveitar uma piscina com a chegada do verão? Os adultos adoram e as crianças enlouquecem. Os benefícios de morar em um condomínio com piscina são diversos, a começar pela economia.

Com esse espaço disponível para a família, você não vai precisar se tornar sócio de um clube para que os finais de semana, feriados e os dias de sol sejam devidamente bem aproveitados. E não acaba por aí! Esse local ainda oferece uma excelente oportunidade para que os moradores do condomínio se conheçam, conversem e se relacionem.

Ainda em dúvida sobre os privilégios que um espaço desse pode oferecer para você? Veja abaixo os principais deles:

  • menor risco de contrair doenças, em comparação aos clubes;
  • é mais saudável, já que a piscina recebe um tratamento especial do condomínio;
  • excelente oportunidade para confraternizar com outros moradores e criar amizades;
  • é prático: a piscina está bem perto da sua casa;
  • valorização: os imóveis com esse espaço tendem a ter um grande aumento no seu valor total após um período.

Ducha

Embora para muitos esse seja somente um detalhe, a ducha para piscina, é um elemento que faz toda a diferença nesse espaço. Tal equipamento é próprio para garantir a higiene dos usuários e manter a qualidade da água em dia.

Com uma boa ducha, é possível eliminar cremes, suor e filtro solar do corpo, antes mesmo de entrar na água, evitando assim, o risco de infecções, fungos e outras complicações de pele para os banhistas.

Dito isto, verifique se o chuveiro instalado no local é de qualidade. Os melhores modelos são compostos a partir de aço inoxidável e contam com opções de regulagem de temperatura e desligamento automático.

Escada e corrimão

Para que o verão seja de plena diversão, lembre-se ainda, de observar se a piscina apresenta escada e corrimão. Ambas as estruturas são essenciais, não somente para que os banhistas tenham mais facilidade para sair da água, como também para evitar que quedas, lesões e outros acidentes ocorram. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com deficiência são indivíduos que se beneficiam muito desse detalhe.

Iluminação

A luminosidade da piscina não diz respeito somente à estética do local, mas também está diretamente ligada com a segurança e o conforto visual. Para se certificar de que o espaço está bem estruturado, cheque com cuidado se a área onde estão posicionadas as cadeiras, mesas e guarda-sóis apresenta uma boa iluminação.

Portas, corredores, decks, degraus e vasos de plantas são os pontos que devem estar bem sinalizados para evitar acidentes durante o entardecer ou à noite. As bordas e a parte interna da piscina também precisam ter uma boa luz. Para isso, muitos especialistas costumam usar refletores, que são instalados na parte externa, ou apostam na iluminação subaquática, com fibra ótica em pontos específicos.

Sauna

Para muitos, a sauna é uma terapia. Ao realizar essa atividade periodicamente, é possível aproveitar alguns minutos de tranquilidade e, até mesmo, confraternizar com outros moradores do condomínio. Há ainda, outros benefícios surpreendentes dessa prática, como:

  • relaxamento do corpo, da mente e alívio do estresse;
  • estimulação da circulação sanguínea e do coração;
  • eliminação de impurezas e toxinas por meio da transpiração;
  • prevenção de flacidez e diminuição das celulites;
  • melhora do sono;
  • melhora respiração e obstruções nasais.

Sendo assim, se você pretende aproveitar uma área de lazer completa, considere escolher um condomínio com sauna. Tenha em mente que existem diferentes modalidades de sauna: a seca e a úmida/a vapor. Em ambas as versões, o local deve ser revestido com pastilhas de vidro, cerâmica ou madeira — que são os materiais mais indicados para suportar as temperaturas elevadas.

Playground

Nada melhor para um pai ou mãe do que ver os seus pequenos brincando e sendo felizes. E com os altos níveis de violência nas cidades grandes, os parques, praças e outras áreas ao ar livre acabam não sendo a melhor opção.

Mas não se preocupe! Felizmente, muitos condomínios com áreas de lazer completa podem oferecer uma alternativa segura e prática para toda a família: o playground.

São infinitas as vantagens de morar em um local com uma área exclusiva para as crianças. A principal delas é a comodidade — você e os seus filhos poderão ir ao espaço de lazer a qualquer momento do dia.

O parquinho também é visto por muitos pais como um espaço que favorece o relacionamento da criança com outros moradores da mesma idade — criando assim, boas amizades com o passar do tempo. Em linhas gerais, você não precisará se preocupar, já que, nos finais de semana, feriados e durante as férias, o tédio ficará de lado e o seu filho poderá brincar até cansar.

Escorregador

Para entreter a molecada, é preciso que o parquinho seja bem equipado e composto por uma grande diversidade de brinquedos. Um dos mais comuns, é o escorregador.

Unanimidade entre as crianças, esse equipamento encontra-se em diversos tamanhos e materiais, como os modelos em madeira ou fibra de plástico — que é o mais seguro para o público infantil.

Balanço

Basta falar em playground que já lembramos imediatamente do balanço. Lúdico e divertido, esse brinquedo é perfeito para crianças de qualquer idade. O melhor de tudo? Com o passar dos anos, os modelos de balanço foram se transformando e, hoje em dia, é possível encontrar versões com diferentes formatos e medidas.

Os mais tradicionais, por exemplo, contam com até duas cadeiras, mas também há a possibilidade de utilizar opções maiores, com três ou quatro assentos.

Gangorra

A gangorra é um dos brinquedos mais atrativos para os pequenos. Atualmente, o mercado oferece as mais inusitadas versões desse equipamento. Esse é o caso das gangorras em formato de personagens da Disney, de super-heróis e muitos outros. Para um playground infantil, o recomendado é que o brinquedo seja produzido em plástico, que acaba sendo mais seguro do que o ferro ou a madeira.

Ao visitar o parquinho do condomínio, procure saber se as instalações foram realizadas por empresas especializadas no segmento. Vale ainda verificar se todos os brinquedos estão em perfeita situação, sem rachaduras, trincas ou ferrugens.

Academia

Quem não sonha em ter um corpo em forma e conquistar mais bem-estar? Para alcançar esse objetivo, certamente, a academia é uma das principais alternativas.

Além de proporcionar mais qualidade de vida, tranquilidade e disposição aos moradores, essa estrutura colabora para aumentar a valorização do imóvel. Porém, para que esse projeto seja realmente eficiente, é preciso que o condomínio invista em um bom planejamento.

Como exemplo, podemos destacar a localização da sala de ginástica — é importante que o ambiente seja localizado no térreo, de fácil acesso aos moradores, e tenha espaço suficiente para comportar vários condôminos ao mesmo tempo.

Se possível, observe se o local apresenta alguns itens que facilitam o treino dos usuários: banheiros próximos, bebedouros e álcool para higienização dos equipamentos e mãos.

Bicicletas, esteiras e aparelhos de musculação

As esteiras elétricas e bicicletas ergométricas são as máquinas principais em uma academia. Ambas são excelentes para ajudar na eliminação de gordura, tonificar os músculos e proporcionar melhor condicionamento físico.

Para que a sala de ginástica seja completa, ela precisa oferecer também estações de musculação. Isso significa que o ambiente deverá contar com equipamentos específicos como: leg press; adutor; remada; peitoral dorsal; pull over; máquina flexora; abdominal com carga; pec-deck, dentre outros.

Colchonetes e halteres

Para ter mais praticidade e conforto ao longo dos exercícios, a academia do condomínio também deve que oferecer aos moradores alguns halteres e colchonetes. Os halteres são ideais para fazer os exercícios mais localizados, como acontece nos treinos de superiores.

Os colchonetes, por sua vez, ajudam a realizar diversas atividades no solo, amortecendo, assim, qualquer tipo de impacto. Certifique-se de que ambos os itens estejam bem conservados e disponíveis em grande quantidade para os condôminos.

Quadra de esportes

Até aqui, nós já falamos dos espaços preferidos de adultos e crianças. E os adolescentes, onde entram nessa história? Bom, podemos afirmar que o local preferido do público mais jovem é a quadra de esportes.

Parte essencial de uma área de lazer completa, esse espaço é utilizado para várias modalidades: futebol, vôlei, basquete, tênis e handebol. Ter esse ambiente perto de casa não tem preço, uma vez que os esportes ao ar livre podem ser uma alternativa aos treinos de musculação e, de quebra, promovem a socialização entre os condôminos.

É interessante que o condomínio disponibilize alguns elementos que facilitem os jogos, como bolas específicas para cada modalidade e rede de vôlei. Para que uma quadra esportiva realmente atenda às necessidades dos usuários, ela deverá conter:

  • cercamento: parte essencial de uma quadra — serve para proteger os espectadores e proporcionar maior praticidade para os jogadores;
  • pavimentação: o material que compõe o chão da quadra faz toda a diferença — em alguns ambientes, é possível encontrar um piso especial, como as opções emborrachadas ou em acrílico;
  • iluminação: assim como acontece na área da piscina, a quadra de esportes precisa ser bem iluminada — postes e refletores devem ser instalados no entorno da região, permitindo que, tanto os jogadores, quanto os espectadores, consigam ter um bom conforto visual.

Espaço gourmet

Cada vez mais presente nos espaços residenciais de alto padrão, o espaço gourmet é exclusivo para os moradores que são apaixonados por gastronomia e não abrem mão de cozinhar para os seus convidados em eventos intimistas. No local, é possível encontrar uma estrutura completa, com cozinha, sala de jantar e sala de estar.

Diferente de um salão de festas, a área gourmet ainda traz uma decoração mais sofisticada e acolhedora, contribuindo, assim, para que a confraternização seja ainda mais prazerosa e confortável.

Outra vantagem, bem atrativa, está na economia. Ao utilizar essa área, você não precisará se preocupar com a decoração, aluguel de móveis ou, até mesmo, com os utensílios de cozinha.

Em boa parte dos condomínios, a reserva do espaço gourmet também inclui uma limpeza completa, antes e depois do evento. Já imaginou como pode ser prático e extremamente agradável receber os seus amigos e familiares em um ambiente organizado e cheiroso?

Churrasqueira e forno

Quando a área gourmet de um condomínio está localizada em um espaço de convívio comum, é provável que a estrutura conte com uma churrasqueira. Esse local é perfeito para reunir os convidados em encontros mais casuais. O tipo de churrasqueira disponibilizado também pode variar, entre a elétrica ou a tradicional de alvenaria.

Além disso, todo condomínio com uma área de lazer completa oferece, no espaço gourmet, um forno de pizza — que pode ser acoplado ou não à churrasqueira. Com esse equipamento, os moradores conseguem expandir o cardápio da recepção, preparando pizzas ou outras massas para servir aos convidados. Demais, não é?

Mobiliários

Um bom espaço gourmet deve ser composto por móveis versáteis e de qualidade, que são ideais para proporcionar total conforto durante as confraternizações. Uma das peças indispensáveis nesse ambiente são as banquetas e puffs — opções essas, que servem para aproveitar bem as dimensões do local e aumentar o número de assentos.

Por ser uma área que carrega uma proposta mais descontraída, é interessante que o espaço gourmet tenha uma bancada, que também pode servir como mesa de aperitivos. Isso tudo, sem se esquecer dos sofás, poltronas e armários. É fundamental que, além de belos, esses itens sejam funcionais, estejam bem conservados e dispostos de maneira adequada pelo local.

Salão de jogos

O salão de jogos é sinônimo de diversão e um espaço que consegue agradar todo mundo: adultos, jovens e crianças. Além de colaborar para o passatempo dos condôminos, esse ambiente é excelente para estimular o convívio social, permitindo que os moradores façam amizades e, em alguns momentos, organizem campeonatos de brincadeiras. Disputas de sinuca, baralho, ping-pong e videogame são as opções mais procuradas pelo público.

Para realmente atrair os usuários, o local precisa ser amplo, proporcionar boas opções de jogos e oferecer às pessoas móveis confortáveis para o descanso e relaxamento — como os sofás, puffs e poltronas.

Ao visitar a área, verifique se a mesma é funcional e apresenta os materiais adequados para evitar acidentes futuros. Esse é o caso do piso que, de preferência, deve ser emborrachado. Também é essencial observar a iluminação, que deve ser utilizada conforme as necessidades de cada jogo. Por exemplo: na mesa de sinuca, é recomendado que sejam instaladas luminárias mais baixas e com propagação direta.

Mesa de sinuca

A mesa de sinuca é um equipamento que faz muito sucesso, ainda mais entre os adultos. Hoje em dia, é possível encontrar diferentes opções de tamanho, que podem variar de acordo com a disponibilidade do salão.

O que importa, é que a mesa esteja sempre limpa e bem conservada — desde a sua estrutura externa aos tacos e bolas. Confira também se a mesa está posicionada em um local seguro, com espaço suficiente para que os jogadores se movimentem e façam as suas tacadas.

Tabuleiro para xadrez e damas

Na maioria dos condomínios, com salão de jogos, é possível encontrar diferentes jogos de tabuleiro, como o xadrez ou damas. Seja quais forem as opções disponíveis, veja se estão todas bem organizadas e armazenadas em um local seguro. Mesas e poltronas confortáveis e com boa iluminação ao redor também são essenciais para a realização dessas atividades.

Videogame

Todo mundo está cansado de saber: o videogame é febre entre as crianças e adolescentes. É difícil encontrar um jovem que não se interesse por esse brinquedo. Os condomínios com área de lazer completa já perceberam essa necessidade e, em muitos deles, os salões de jogos são equipados com videogames de alta tecnologia.

Mas não basta que o espaço ofereça apenas o jogo eletrônico e nada mais — é preciso que haja uma boa estrutura para os jogadores. Uma TV ampla, home theater e um sofá ou poltronas de primeira não podem ser esquecidos.

Sala de cinema

Sabe aquela tarde entediante de domingo, sem muitas opções de lazer? Esse problema pode estar com os dias contados, caso o seu condomínio seja composto por uma sala de cinema. Para muitos, ter um espaço exclusivo para assistir a filmes, na sua própria casa, é um verdadeiro sonho — que, agora, pode não estar tão distante assim.

Sem se preocupar em pagar ingressos, a sala de cinema é a melhor pedida para os moradores. Algumas construtoras já estão investindo nessa ideia e desenvolvendo espaços altamente capacitados, com boas telas, aparelhos sonoros modernos e até pipoca e refrigerante. Difícil não se apaixonar!

O recomendado é que as poltronas sejam boas e espaçosas, para que os moradores consigam frequentar o local com todo o conforto. Com uma sala de cinema no seu condomínio, você poderá não somente passar momentos de descontração com as crianças, mas, inclusive, convidar amigos e parentes para sessões que, em geral, são programadas para o sábado ou domingo.

Para que essa diversão não seja prejudicial à saúde, procure analisar detalhadamente a disposição das poltronas. É ideal que haja uma boa distância entre a primeira fileira e a tela, que precisará ser igual ou maior a 60% da largura da projeção.

Área verde

Quem mora nos grandes centros urbanos vive se queixando sobre a falta de estar em contato com a natureza. Quando estamos perto de vegetações, podemos desfrutar de uma série de benefícios, como a diminuição do estresse, a melhora na oxigenação e qualidade do ar e um visual mais agradável para o ambiente.

Pensando em aproximar os moradores dos elementos naturais, muitos condomínios estão apostando na tendência dos espaços arborizados. São locais planejados e apropriados para o plantio de folhas, flores e árvores das mais variadas espécies, como as rasteiras ou robustas. Existem ainda, determinados locais que permitem que os moradores plantem ervas e temperos, criando assim, uma horta comunitária.

Para estimular a permanência dos condôminos nessas áreas, é interessante que haja bancos, mesas, cadeiras ou, até mesmo, puffs e redes. Um verdadeiro refúgio para aqueles que desejam renovar as energias e resgatar um pouquinho de paz!

Dica: durante a sua visita, procure observar se o local recebe manutenção frequente — se a vegetação está bem podada e se as folhas são recolhidas diariamente, evitando assim, o acúmulo de resíduos no chão.

Após essa leitura, não há como negar: uma área de lazer completa é um paraíso para quem deseja morar bem! E agora que você já conheceu todos os itens que não podem faltar em um condomínio de alto padrão, aproveite para seguir as nossas páginas no Facebook e LinkedIn e ficar por dentro de outras dicas e novidades!

Você também pode gostar

Scroll Up