Sem categoria

4 tendências de acabamentos sofisticados para pisos e paredes

novembro 23, 2018
Tempo de leitura 3 min

Na composição de um ambiente, cada detalhe deve ser bem pensado, e a escolha para pisos e paredes pode fazer toda a diferença. Isso porque eles possibilitam acabamentos sofisticados nos variados espaços da sua casa. Além do mais, transmitem um ar de elegância e deixam os cômodos de acordo com a personalidade dos moradores.

Pensando nisso, que tal conferir quais são as tendências de acabamentos sofisticados para pisos e paredes? Acompanhe a leitura e saiba mais agora mesmo!

1. Madeira

É ideal tanto para criar um ambiente rústico quanto um moderno. Os tipos mais comuns de madeira são: ipê, jatobá, muiracatiara, cumaru e garapa. Existem vários formatos de madeiras para atender as necessidades de todos.

Com tacos, você pode compor diversos desenhos geométricos. Os laminados, feitos com madeira aglomerada, são para áreas que não têm muito contato com a água. Já a madeira de demolição tem um revestimento mais resistente.

O assoalho/ tábua corrida é uma madeira natural que deixa o lugar ainda mais rústico. Para quem pensa em sustentabilidade, o ideal é utilizar a cortiça. Nesse caso, a madeira vem da extração da casca da árvore sobreiro, sem precisar derrubá-la.

2. Porcelanato

É um dos tipos de pisos mais utilizados devido à sua alta resistência, facilidade de limpeza e baixa absorção. Mas cuidado, essa opção pode manchar com facilidade.

Também pode ser usado nas paredes, e existe uma grande variedade que pode imitar madeiras, chapas metálicas e pedras naturais. Entre os modelos, podemos ressaltar:

  • polido — tem um brilho próprio e é de limpeza fácil, porém é escorregadio. Ótimo para uma decoração clean e minimalista;

  • acetinado — é fosco, resistente a arranhões e pouco escorregadio. Não é indicado para áreas externas e cria um visual mais rústico e moderno.

3. Piso vinílico

É feito de PVC, minerais e aditivos, sendo de fácil aplicação e limpeza. Por causa de sua pouca resistência, não pode estar em contato constantemente com água, por isso é ideal para áreas secas.

Existem dois tipos de piso vinílico: os heterogêneos e os homogêneos. Os primeiros são feitos em camadas. Por conta disso, permitem criar uma infinidade de desenhos e têm um efeito natural.

O segundo possui uma única massa em sua espessura. Dessa forma, mesmo que o piso se desgaste, ele terá sempre o mesmo desenho. O piso vinílico é ideal para quem deseja trocar o piso, pois basta instalar sobre o revestimento antigo.

4. Pedra natural

É um dos elementos mais rústicos que garante acabamentos sofisticados. Para quem gosta de inovar, a pedra natural pode ser aplicada no piso dentro da casa e não só nos jardins.

Por exemplo, o tipo seixo pode ser utilizado em um espaço na sala para massagear os pés cansados. Dentre os tipos de pedras naturais, destacamos:

  • mármore — é durável e resistente a impactos e absorve água com facilidade. Isso faz dele ideal para áreas internas, como piso ou azulejo;

  • granito — também é bastante resistente e pode ser utilizado principalmente em áreas de alto tráfego, tanto internas quanto externas;

  • ardósia — traz uma decoração mais sóbria, porém é escorregadia. É mais indicada para parede, embora também seja usada como piso.

Vale lembrar que é recomendável escolher cada acabamento de acordo com o revestimento indicado para o cômodo. Por exemplo, cozinha e banheiro exigem acabamentos específicos, já que existe maior contato com a água.

Tenha cuidado com os pisos escorregadios. Dê preferência para pisos duráveis e fáceis de limpar. Defina o estilo de decoração respeitando as necessidades de cada espaço. Por fim, a escolha dos tipos de acabamentos sofisticados deve garantir praticidade, conforto, beleza e personalidade para o ambiente.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este post com seus amigos e familiares nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up